3 de novembro de 2010

A Rainha no Soterópolis

Publicado no Blog do Soterópolis.

Como falar das ruas e suas crianças abandonadas sem cair nos clichês? Este, suponho, deve ter sido o maior questionamento do escritor Alejandro Reyes ao se debruçar sobre esta realidade.

Mexicano, ativista social, participou do movimento zapatista, rodou pelo mundo e aportou em Salvador. Aqui, foi fisgado pela beleza do lugar e pela pobreza revelada em muitos cantos da cidade.

No livro A Rainha do Cine Roma, primeiro romance de Reyes, o escritor cria para si o maior dos desafios: escrever sobre uma realidade desconhecida, pois não pode negar a sua condição de estrangeiro, e narrar os acontecimentos a partir de um lugar de fala de um garoto de rua.

“Enfim, pra mim foi um desafio superar a fronteira lingüística por que sou mexicano, o português não é a minha primeira língua e estou escrevendo usando a linguagem das ruas. O meu grande desafio foi pegar esta linguagem e fazer alguma coisa literária com ela” explica.

O romance, nascido nas ruas da cidade de Salvador, teve a sua primeira tiragem lançada em Portugal no ano de 2009. É lá que Alejandro é contemplado com o prêmio Leya, importante por dar visibilidade aos escritores independentes. Somente em 2010, o livro é lançado em Salvador.

Deslizando num terreno perigoso, onde muitos e importantes escritores já se aventuraram, ele afirma que é preciso ter coragem para falar deste mundo. Na sua literatura há espaço para falar do tempo presente, de uma realidade híbrida, onde as rupturas das divisões rígidas de papéis sociais não cabem mais.

Homem das letras engajadas, o escritor sabe que a literatura deve ter um comprometimento com a realidade social, sem levantar bandeiras, mas sem deixar de ter uma função social que é “fazer questionar sobre coisas que muitas vezes não vemos, e, nesse caso, o Rainha do Cine Roma levanta questões sobre uma população invisibilizada pela sociedade” encerra.

Ficha Técnica:
Título: A Rainha do Cine Roma
Autor: Alejandro Reyes
Formato: 16×23 Brochura
Nº de páginas: 296
Preço: R$ 39,90
Clique aqui para comprar o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário