8 de fevereiro de 2013

Alejandro Reyes na 15a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Por Juliana Welling
 
A tradicional Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo será realizada apenas de 27 a 31 de agosto, no Rio Grande do Sul. Mas a organização do evento já divulgou alguns dos autores que estarão presentes nesta 15ª edição de jornada. Dentre eles, estão o romancista mexicano Alejandro Reyes, autor de Vidas de Rua, Contos Mexicanos e A Rainha do Cine Roma, obra finalista do Prémio Leya 2008, e o espanhol Cesar Coll, diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC, no Brasil, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Já entre os autores brasileiros, participam neste ano: André Vianco (best-seller nacional, com mais de 500 mil exemplares vendidos no País), Nélida Piñon, Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller e Raphael Draccon.

A Jornada Nacional de Literatura é realizada a cada dois anos, na cidade de Passo Fundo. Nesta edição, o tema central do evento será “Leituras Jovens do Mundo”, com o objetivo de explorar o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e comportamentos do público jovem.
 
Os cinco dias de Jornada incluem também realizações paralelas e tradicionais, como a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil; a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens; e o 8º  Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, uma das mais prestigiadas premiações da cena literária brasileira. As inscrições estão abertas e podem participar romances de língua portuguesa publicados entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013. O autor vencedor do prêmio de R$ 150 mil será anunciado na abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura.

Em 2011, o escritor João Almino foi o vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura com o livro Cidade Livre (Record).

Nenhum comentário:

Postar um comentário