9 de setembro de 2010

Debate e bate-papo marcam lançamento na UFSCar de romance escrito por jornalista mexicano

Universidade Federal de São Carlos

O romance "A rainha do Cine Roma" será lançado em São Carlos no dia 9 de setembro em evento que acontece na UFSCar. A obra é o mais recente trabalho do escritor e jornalista mexicano Alejandro Reyes, que reside em Salvador, desde 1995, após passar pelos Estados Unidos e França. O lançamento, com a presença do autor, será precedido de um debate com o professor Wilson Alves Bezerra, do Departamento de Letras (DL) da Universidade.

O mais recente livro de Reyes é ambientado em Salvador e tem o português como língua literária. O autor é mestre em Estudos Latino-Americanos e colabora em vários meios alternativos, reportando sobre movimentos sociais no México e Estados Unidos. Além do romance que foi escrito em 2008, o escritor mexicano publicou os livros de contos "Vidas de Rua", em 1997; "O Lacandón", em 1997; e "Contos Mexicanos", em 2004.

Na palestra "A linguagem do Cine Roma e seus deslocamentos", o professor Wilson mostrará o funcionamento da linguagem no romance, além de discutir o lugar da narrativa oral na literatura brasileira. O romance é narrado por Betinho, menino de rua desde os sete anos que conta, já adulto, suas aventuras e desventuras para sobreviver e suas tentativas de amar. Escrito em uma linguagem crua, o tom da narrativa oscila entre o agressivo e o sensível, produzindo um resultado bastante peculiar.

A palestra do professor Wilson e o bate-papo com o escritor Alejandro Reyes acontecem a partir das 17 horas, no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, localizado no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do campus São Carlos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de prévia inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espanhol.ufscar@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário